quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Bibliografia

Afonso, M.P. (1982) Les Sciences Humaines dans le perspective historico-critique de José Ortega y Gasset, FPScE, Univ. Cath. Louvain: LLN, Bélgica.

Afonso, M.P., As ciências humanas na perspectiva histórico-crítica de José Ortega y Gasset in Revista Brotéria, Volume 16 nº 4, Abril de 1983, pp. 367-382.

Afonso, M.P., O biológico e o cultural na psicologia in Revista Portuguesa de Filosofia, Tomo XXXIX, Fascículos 1-2, Janeiro-Junho de 1983, pp.1-22. Separata.

Afonso, M.P., As ciências humanas na perspectiva histórico-crítica de José Ortega y Gasset II in Revista Brotéria, Volume 116 nº 5-6, Maio-Junho de 1983, pp. 517-531.

Afonso, M.P., As ciências humana na perspectiva histórico-crítica de José Ortega y Gasset III in Revista Brotéria, Volume 117 nº 2-3, Agosto-Setembro de 1983, pp.159-175.

Lencastre, M.P.A., A questão da emergência das estruturas de comportamento na teoria da evolução in Revista Brotéria, Volume 118 nº4, Abril de 1984, pp. 407-417.

Lencastre, M.P.A., O ponto de vista analítico orteguiano I in Revista Brotéria, Volume 119 nº4, Outubro de 1984, pp. 261-279.

Lencastre, M.P.A., O ponto de vista orteguiano II in Revista Brotéria, Volume 120 nº2, Fevereiro de 1985, pp. 135-155.

Lencastre, M.P., As ciências humanas e a epistemologia histórico-crítica em Ortega in Revista Brotéria, Volume 121 nº6, Dezembro de 1985, pp. 521-527.

Lencastre, M.P.A., Etologia e perspectiva integrada do comportamento in Revista de Psicologia da FPCE da Universidade do Porto, nº1, 1986, pp. 125-135.

Lencastre, M.P.A., O comportamento desviante do ponto de vista da biologia evolutiva in Revista de Psicologia da FPCE da Universidade do Porto, nº2, 1987, pp. 71-85.

Lencastre, M.P.A. (1988) Epistemologia e história da psicologia, Porto: FPCE da UP, (69 pp.).

Lencastre, M.P.A.(1990)
Épistémologie évolutive et theéorie de l’emergence: contribution à une perspective fondamentale en biologie du comportement, Dissertação de doutoramento, FPScE, Univ. Cath. Louvain: LLN, Bélgica, (534 pp.).

Lencastre, M.P.A., Eco-etologia animal e humana in Revista Diana, Janeiro de 1990.

Lencastre, M.P.A., O que é a etologia? In Revista Diana, Março de 1990.

Lencastre, M.P.A., O que é a etologia II? in Revista Diana, Maio de 1990.

Lencastre, M.P.A., Comportamento e evolução in Revista Diana, Julho de 1990.

Lencastre, M.P.A., Comportamento e evolução II in Revista Diana, Setembro de 1990.

Lencastre, M.P.A., Contribuição para uma epistemologia do sujeito natural – reflexões sobre a constituição do objecto humano in Revista de Psicologia da FPCE da Universidade do Porto, nº3, 1991 pp.37-47.

Lencastre, M.P.A., L’art dans la perspective concrète de José Ortega y Gasset in Art et Connaissance, Thinès G., Osson D. (orgs.), 1991, Presses Universitaires de Lille, França.

Lencastre, M.P.A., Anatomo-fisiologia e comportamento: contribuição para uma teoria da subjectividade animal in Revista Psychologica, nº2, 1992, pp. 5-11.

Lencastre, M.P.A., O reducionismo e o emergentismo na biologia — proposições ontológicas in Revista Portuguesa de Filosofia, nº4, 1992, pp.141-160.

Alcântara, F., Lencastre, M.P.A., Diogo de Carvalho e Sampayo, un théoricien de la couleur portugais du XVIIIme siècle in Actas do Congresso Mundial sobre a Cor, Budapeste, 1993.

Lencastre, M.P.A. (1993) Relatório da disciplina de Etologia e Biologia da Educação para Concurso para Professora Associada do 2º Grupo da FPCE da UP, (90 pp.).

Alcântara, F., Lencastre, M.P.A., Diogo de Carvalho e Sampayo, um teórico e experimentador da cor no século XVIII in Revista Museu, nº2, 1994, pp.55-61 (artigo revisto e aumentado).

Lencastre, M.P.A., Epistemologia evolutiva e sistemas naturais de cognição in Revista Psychologica nº13, 1995, pp. 117-126.

Lencastre, M.P.A., Projecto de educação ambiental e resíduos sólidos urbanos em Campanhã in Jornal Rumos, Novembro-Dezembro, 1995, Porto Editora.

Lencastre, M.P.A., Educação ambiental e resíduos sólidos urbanos: projecto de produção de materiais didácticos in Actas do Congresso Internacional de Practicas e Estratéxias en Educación Ambiental, Universidade de Santiago de Compostela, 1996, pp. 429-431.

Lencastre, M.P.A. (1997)
Etologia e biologia da educação, Porto: FPCE da UP, (269 pp., revisto em 2001).

Stables, A., Stoer, S., Lencastre, M.P.A., Soetaert, R. (1998) Relatório do Projecto “The development of environmental awareness through literature and media education”, CEE-DGXI.

Lencastre, M.P.A., Darwinismo, consciência e cultura in Revista Portuguesa de Etnologia e Antropologia, 1998, Volume 38 (3-4), pp. 59-80.

Lencastre, M.P.A., Educação ambiental, etologia e ética: elementos para uma perspectiva eco-etológica em educação in Revista de Educação, Sociedade e Culturas nº9, 1998, pp. 33-47.

Lencastre, M.P.A., De l’emergence en biologie du comportement: éléments ontologiques et épistémologiques pour l’écoformation, Porto: FPCE da UP, 1998 (23 pp.).

Lencastre, M.P.A., De l’éthologie à l’éthique de l’environnment, Porto: FPCE da UP, 1999 (35 pp.).

Lencastre, M.P.A., Da etologia à ética ambiental: reflexões axiológicas a partir do comportamento animal in (1999) Relatório do First Summer Institute on Global Environmental Issues, Lisboa: Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento (FLAD).

Lencastre, M.P.A., Contextos, contradições e potencialidades da educação ambiental in Revista de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ,1999, Vol.VIII, nº2, pp.163-171.

Lencastre, M.P.A., Sobre o amor e a norma in Jornal das Letras, ano XIX, nº 756, Setembro-Outubro, 1999.

Lencastre, M.P.A., Educação Ambiental nas licenciaturas em Ciências da Educação in Actas do 1º Congresso sobre as licenciaturas em Ciências da Educação, Universidade do Porto, 1999, pp.235-238.

Lencastre, M.P.A.(1999)
Epistemologia evolutiva e teoria da emergência: contribuição para uma perspectiva fundamental em biologia do comportamento, Colecção Textos Universitários em Ciências Sociais, Lisboa:Fundação Calouste Gulbenkian (texto traduzido, revisto e aumentado, 335 pp.).

Lencastre, M.P.A., Reflexões em torno da avaliação de projectos em educação ambiental in Actas das II Jornadas de Educação para o Ambiente organizadas pela Câmara Municipal de Viana do Castela, 1999, pp. 35–38.

Lencastre, M.P.A., Responsabilidade e sustentabilidade. Condições para uma (po)ética do quotidiano, Programa do I Forum Internacional de Ecopedagogia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 2000 (
www.fpce.up.pt/ciie/index.htm)

Lencastre, M.P.A., Ecopedagogia e educação quotidiana, Jornal Forum Ambiente, nº 277, 4 de Abril de 2000.

(Col)
Guia de recursos em educação ambiental (1ª edição 2000), Programa Ambiente e IPAMB.

Lencastre, M.P.A., Humanizar o processo educativo, Revista Forum Ambiente – Cadernos de educação ambiental, nº 68, Outono 2000.

Bishop, K., Reid, A., Stables, A., Lencastre, M.P.A., Stoer, S. & Soetaert, R., Developing enviromental awareness through literature and media education: curriculum development in the context of teacher’s practice in Canadian Journal of Environmental Education, Vol.5, 2000, pp. 268-286.

Lencastre, M.P.A., Transversalización curricular y sustentabilidad: contribución para la teoría y práctica de la formación de maestros in Revista Tópicos en Educación Ambiental. México, Vol.II, nº6, Dez. 2000, pp. 7-18.

Lencastre, M.P.A., Droits des animaix ou devoirs humains? Enjeux de la culture et de la formation contemporaines in Pour une écoformation – former par et à l’environnement, nº especial da Revue de l’Éducation Permanente, 2001, pp. 247-254.

Lencastre, M.P.A. (2001) Relatório da disciplina “Questões interdisciplinares de natureza e cultura” para provas de agregação ao 2º grupo (Ciências da Educação), Porto: FPCE da UP, (279 pp.).

Lencastre, M.P.A. (2002) Relatório da lição pública das provas de agregação “Fundamentos de ética ambiental, indivíduo e sociedade: contributos para a educação ambiental”, Porto: FPCE da UP,(22 pp.).

Lencastre, M.P.A., Entre a ciência, a natureza e a cultura. Perspectivas para a educação in (2002)
Meu lugar, minha cidade. Habitares Serralves, Porto: Serralves, pp. 62-73.

Lencastre, M.P.A., Epistemologia evolutiva, etnociência e ética: ensaio para uma ecologia do conhecimento in Trabalhos de Etnologia e Antropologia, 2002. Vol. 42 (3-4), pp. 165-185.

Lencastre, M.P.A., Leal, R., Amaral, F., Projecto TERRA – Transversalização curricular, educação para a sustentabilidade e formação de professores do Ensino Básico in ASPEA – Boletim Informativo, 1º Semestre de 2002, p. 17.

Lencastre, M.P.A., Da paisagem e da habitação sustentável dos lugares in Documentação do Encontro Meu lugar, minha cidade. Habitares Serralves, Porto: 2002.

Lencastre, M.P.A., Leal, R., Comunicação e educação ambiental: enquadramento epistemológico e conceptual de práticas complexas in Abstract Book de First World Environmental Education Congress (
http://www.1weec.net/) , Portugal, 2003, p.71.

Lencastre, M.P.A., Leal, R. (2003) Relatório sobre os eixos de investigação, descrição de projectos individuais e colectivos e resultados (publicações, comunicações, materiais, exposições e consultadoria) da linha 5 “Estudos etológicos e Educação ambiental” para o triénio 1999-2001.; Plano de actividades para o triénio 2002-2004, Porto:FPCE da UP.

Lencastre, M.P.A., Leal, R., Transversalização e comunicação no desenvolvimento curricular do 1º ciclo. Princípios e metodologias do projecto TERRA in Abstract Book de First World Environmental Education Congress (
http://www.1weec.net/ ), Portugal, 2003, p.91.

Leal, R., Macedo, A., Lencastre, M.P.A., Terra – princípios e metodologias de transversalização curricular no Ensino Básico, Boletim Informativo da ASPEA, Aveiro, 2003.

Lencastre, M.P.A. (2003)
Natureza e Cultura. Fundamentos interdisciplinares para a educação e a ética ambiental, Porto: FPCE da UP (278 pp.).

Lencastre, M.P.A., Recensão sobre ORR, David W. (1992) Ecological Literacy. Education and the Transition to a Post-modern World, USA: State University of New York Press, 210 p. in (2004)
Educação e Ambiente. Temas transversais, nº especial da Revista Educação, Sociedade e Culturas, Porto: Ed. Afrontamento.

Lencastre, M.P.A., Recensão sobre Latour, B. (1999) Politiques de la Nature. Comment faire entrer les Sciences en Démocratie, Paris: La Découverte, 383 p. in Lencastre, M.P.A. (Org) (2004)
Educação e Ambiente. Temas transversais, nº especial da Revista Educação, Sociedade e Culturas, Porto: Ed. Afrontamento.

Lencastre, M.P.A., Leal, R., Educação e comunicação ambiental. Enquadramento epistemológico e conceptual de práticas complexas in (2004) Revista Discursos, nº especial 1WEEC.

Lencastre, M.P.A., Leal, R., Transversalização e Comunicação no Desenvolvimento Curricular do Ensino Básico: princípios e metodologias do projecto TERRA in (2004) Revista Discursos, nº especial 1WEEC .

Lencastre, M.P.A., Epistemological and conceptual framing of Environmental Education.: levels of constitution of complex practices in (2004) Leal Filho, W. & Littledyke, M. (eds)
International Perspectives in Environmental Education. Peter Lang Scientific Publishers, Frankfurt, pp. 285-294.

Lencastre, M.P.A., (Org) (2004)
Educação e Ambiente. Temas transversais, nº especial da Revista Educação, Sociedade e Culturas, Porto: Ed. Afrontamento (229 pp.).

Lencastre, M.P.A., Ética Ambiental e Educação. Considerações sobre o Sujeito moral in Lencastre, M.P.A., (Org) (2004),
Educação e Ambiente. Temas transversais, nº especial da Revista Educação, Sociedade e Culturas, Porto: Ed. Afrontamento.

Lencastre, M.P.A., Intencionalidade, linguagem e valores. Contributos interdisciplinares para a questão da universalidade e da diversidade da moral in Revista Trabalhos de Etnografia e Antropologia, Vol. XLIV (1-2), 2004 pp. 15-28.

Lencastre, M.P.A., Editorial in Lencastre, M.P.A., (Org) (2004)
Educação e Ambiente. Temas transversais, nº especial da Revista Educação, Sociedade e Culturas, Porto: Ed. Afrontamento, pp .

Leite, C., Lencastre, M.P.A., Cobras e sapos: esses bichos malditos! Um caso de educação ambiental aplicada aos anfíbios e répteis in XI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental (I Jornadas luso-galaicas) Agenda 21 escolar: percursos e perspectivas, Boletim Informativo da ASPEA, Chaves, 2004.

Lencastre, M.P.A.,Leal, R., Terra – Curricula transversalization and environmental awareness in (2004) Abstract Book do Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Braga.

Leite, C., Lencastre, M.P.A., Ciência e etnociência na educação para a sustentabilidade in (2004) Abstract Book do Congresso Internacional de Educação e Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Braga.

Lencastre, M.P.A, Leal, R., Andrade, M.,TERRA – promoting social-environmental skills in basic education: a cross-curricular methodology in (2004) Abstract Book do Second World Environmental Education Congress, Rio de Janeiro.

Lencastre, M., Leite, C., Educação e mediação sócio-ambiental: saberes populares e saberes académicos num estudo de caso em etnografia ecológica in (2004) Abstract Book do Second World Environmental Education Congress, Rio de Janeiro (no prelo).

Andrade, M., Lencastre, M., Leal, R., A antropologia visual no projecto Terra: concepções de ambiente a partir da fotografia do lugar em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico em Portugal in (2004) Abstract Book do II World Environmental Education Congress, Rio de Janeiro.

Leite, C., Lencastre, M. Educação ambiental e herpetologia: comunicação entre os saberes locais e os saberes científicos in (2004) Abstract Book do Congresso Internacional de Herpetologia (Málaga, Espanha).

Leite, C., Lencastre, M., Educação científica: uma consequência da investigação in (2004) Abstract Book do Congresso Internacional de Herpetologia (Málaga, Espanha).

Lencastre, M.P.A., Leal, R., Andrade, M. (2005) Relatório do projecto Terra, Lisboa:FCT.

Lencastre, M.P.A.,
Se os animais falassem. Introdução ao estudo do comportamento animal, Porto: Edições Afrontamento (348 pp., no prelo).

Lencastre, M.P.A., Des animaux et des hommes. Réfléxions sur les habitants de la terre, Écoformation et Terre, Paris, Tours: Groupe de Recherche sur l’Écoformation (2005, GREF, no prelo).

Lencastre, M.P.A., Leal, R. (2006)
Terra: princípios e metodologias de um projecto em educação ambiental, Lisboa: FCT (em edição).

Lencastre, M.P.A, Leal, R.M., Literacia ambiental e transversalidade. O projecto Terra in Grupo de Estudos Ambientais (2006) Diagnóstico de Ambiente do Grande Porto - Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Projecto de investigação desenvolvido no âmbito do Futuro Sustentável – Plano Estratégico de Ambiente do Grande Porto para Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa para a Lipor. 192 pp.

Lencastre, M.P.A., Fenomenologia biológica, cognição e linguagem. O contributo de Tim Ingold para uma ecologia sensível, in (2006) Trabalhos de Etnologia e Antropologia, pp.21-46.

Lencastre, M.P.A., Leal, R., Literacia ambiental e narratividade educativa no projecto TERRA in Guimarães, Samuel; Many,Eric, (2006),
Como Abordar a Metodologia de Trabalho de Projecto, Porto: Areal, Col "Como Abordar", pp. 100-123.

Lencastre, M.P.A., Ética ambiental e educação nos novos contextos da ecologia humana in (2006) in Revista Lusófona de Educação, 8, pp. 29-52.

Lencastre, M.P.A., Ética ambiental e educação: como podem a etologia humana e a psicologia cognitiva ajudar a resolver algumas das suas dificuldades práticas? in (2006) Revista de Investigação Educacional, 5, pp. 43-62.

Lencastre, M.P.A., Do corpo e da linguagem: ligações entre psicanálise e biologia do comportamento in (2007) Revista Psychologica, 44, pp.377-399.

Lencastre, M.P.A, Leal, R.M., A literacia ambiental a partir do Lugar. Transversalização e orientações educativas para a sustentabilidade no projecto TERRA in (2007) Perspectivas de la Educación Ambiental en Iberoamérica, PNUMA, pp.381-394.

Lencastre, M.P.A., Environmental ethics and moral behaviour in Azeiteiro et al (eds) (2008)
Science and Environmental Education, Peter Lang Ed., pp. 13- 24.

Lencastre, M.P.A, Leal, R.M., Educational narrativity and environmental literacies – the TERRA project in Azeiteiro et (eds) (2008)
Science and Environmental Education, Peter Lang Ed., pp. 125-151.

Lencastre, M.P.A., Leite, C., Popular science and environmental education: a case study in ecological ethnography in Azeiteiro et al (eds) (2008)
Science and Environmental Education, Peter Lang Ed., pp. 85-98.

Andrade, M., Lencastre, M.P.A., Leal, R. Visual anthropology and the photographs of place. Environmental conceptions of Portuguese students in Azeiteiro et (eds) (2008)
Science and Environmental Education, Peter Lang Ed., pp. 113-123.

Lencastre, M.P.A., Leal, R. (2008) Projecto TERRA. Uma proposta para a transversalização curricular de temas ambientais no Ensino Básico, Actas do 5º Encontro de Professores da Areal, Porto.

Lencastre, M.P.A. (2008) Transdisciplinaridade e boa ciência. O contributo de Bruno Latour para a compreensão das relações entre ciência, conhecimento e sociedade, in (2009) Revista de Investigação Educacional.

Lencastre, M.P.A. (2009)
Do corpo, da mente e do espírito humanos. Diálogos interdisciplinares entre etologia, psicologia e antropologia, Colecção Antropologia(s), Porto: Soc. Port. De Antropologia.

Lencastre, M.P.A. (2009) Etologia da depressão. Contribuição para uma perspectiva evolutiva das emoções sociais e da depressão, Revista de Saúde Mental , VolXI, nº4, pp. 11-24.

Lencastre, M.P.A. (2010) The Origin of Goodness. Evolutionary implications for environmental ethics and education, Peter Lang ed. (no prelo)

Lencastre, M.P.A. (2010) Bondade, altruísmo e cooperação. Considerações evolutivas para a educação e a ética ambiental, Revista Lusófona de Educação (a enviar)

Lencastre, M.P.A. (2010) A bondade. Origem e importância para a ética ambiental in Revista Electrónica do CRE Porto (no prelo).

Lencastre, M.P.A. (2010) TERRA: apresentação de um processo de transversalização curricular para a sustentabilidade ambiental nos 2º e 3º ciclos in Revista Electrónica do CRE Porto (no prelo).

Lencastre, M.P.A. (2010) Natureza e Cultura, Edições da Un. Fernando Pessoa (em preparação).

Sem comentários:

Enviar um comentário